quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Viagem de Estudos 1º ano A, B e C - Bento Gonçalves e Vale do Taquari


Uma viagem de estudos oportuniza vivenciar o conhecimento adquirido em sala de aula, ampliando a visão de mundo, possibilitando conhecer diversas culturas, outras formas de sustentabilidade além de um entrosamento entre os alunos de diferentes turmas.
Assim sendo, os alunos dos 1º anos A, B, C do Colégio Estadual Monte Alverne realizaram a viagem de estudos no dia 16 de outubro de 2012, para a região vinícola de Bento Gonçalves e a região do Vale do Taquari, acompanhados pelas professoras Loni Meyer e Noemia Ruppenthal. Tiveram a oportunidade de conhecer uma região colonizada por italianos, onde a principal cultura é a uva, bem diferente da nossa região onde a principal forma de sustento é o plantio de fumo.

Alunos do CEMA que participaram da viagem 

             Primeiramente foi visitada a ponte Ernesto Dornelles que se localiza entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na RST-470. Ponte que encanta a todos os visitantes por sua belíssima geometria de dois arcos paralelos. Sua obra iniciou em 1942, quando concluída foi realizado um teste o qual não suportou e desabou. Em 1950 as obras reiniciaram, após realizarem vários estudos para ver qual seria a melhor forma de construção. Inaugurada oficialmente em 31 de agosto de 1952 pelo então governador Ernesto Dornelles. 

Ponte Ernesto Dornelles


       Em seguida visitamos a vinícola Salton localizada no Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. Na entrada nos deparamos com uma linda imagem realizada pelo pintor Cristiano Fabres, de Garibaldi. Fomos conduzidos por Glaucia para conhecer a empresa, ela nos informou que as pinturas representam o trabalho dos funcionários da vinícola. No dia 25 de agosto o empreendimento completou 102 anos, mas o prédio atual foi construído apenas em 2004, são mais de 30.000 metros quadrados construídos e também podemos visualizar a Casa das Bordalesas, onde ficam armazenadas os barris de vinho e também são realizadas as festas da empresa. Após fomos conhecer o pátio, muito belo. No alto do prédio tem um relógio que, somente marca as até as 15 horas, pois este é o horário que se tem a presença do sol. Após visitamos a loja da empresa, onde se pode adquirir os produtos fabricados na empresa.

Pintura de Cristiano Fabres

Casa das bordalesas




          À tarde fomos conferir algumas atrações do Caminho de Pedras, primeiro a Casa da Ovelha, onde visitamos somente a loja e conseguimos visualizar alguns produtos feitos com a pele e o leite de ovelha, que possui mais proteínas que o leite da vaca, são realizados chapéus,cobertores, queijos, geleias, cremes, entre outros.
Produtos da Casa da Ovelha

Casa da Ovelha
      Em seguida visitamos a ervateira e vimos como é feito o processo da erva até poder ser utilizados para fazer um gostoso chimarrão.

Ervateira
          Após conhecemos o Cactário Horst, ele possui a maior estufa (em variedade) de cactos e suculentas da América Latina. Além da visita, aprendemos como cultivar e cuidar dos cactos e também quem queria, podia adquirir cactos e suculentas.
Cactário


         Em seguida visitamos a pequena fábrica de transformação do chocolate é uma empresa familiar, instalada junto a sua moradia, onde é produzido o delicioso chocolate SIRLEI.  Além da qualidade e da diversificação de produtos, destacam a originalidade das embalagens artesanais que diferenciam o produto.

Sirlei Chocolates


Para finalizar o roteiro da viagem visitamos a Export Pedras Roque Lopes, que desde 1981, industrializa, beneficia, comercializa em todo o Brasil e exporta para todos os quadrantes do mundo produtos em pedra ágata. Fabricam produtos que encantam pessoas e embelezam ambientes pelo seu brilho e cores fascinantes. Além da indústria, possuem três filiais de comercialização.
É muito importante realizar viagens para outros lugares, pois assim se tem o conhecimento de outras formas de viver, de outras culturas alem de poder comparar a nossa realidade de Santa Cruz do Sul com outro município, que no caso foi Bento Gonçalves.






Nenhum comentário:

Postar um comentário