quinta-feira, 17 de março de 2011

Alunos do 3º ano do CEMA trabalhando seus medos




À medida que experimenta o mundo, a criança vai experimentando emoções como amor, raiva, medo... Medo de trovão/relâmpagos, de monstros, de escuro, de dormir sozinha...Alguns medos passageiros, outros que demoram mais a desaparecer ou serem controlados.
Ter medo é um estado natural do ser humano, acompanhando-o por toda sua vida. O que acontece na infância é que a criança tem uma grande força de imaginação e a usa para exagerar perigos ou ainda para transformar conflitos e frustrações que não consegue resolver em temores.
È necessário que tanto pais quanto professores respeitem os medos infantis e que busquem identificar a extensão deste estado emocional na criança evitando, assim, ampliar a ansiedade e até a agressividade. Jamais deve se reforçar o medo, mas se deve conversar com a criança, estimulando sua auto-confiança e seu auto-conhecimento.
Foi pensando nisto que a professora Fabiana Miorando está desenvolvendo um trabalho com os alunos do 3º ano, pois ao trabalhar a história João e Maria percebeu que o grupo manifestava muitos medos.
As crianças, coordenadas pela profe, trabalharam com textos diversos, elaboraram painéis e gráficos, criaram dramatizações, buscaram músicas, trocaram experiências com outras crianças e “queimaram seus medos”.
Parabéns aos alunos do 3º ano e a profe Fabiana!!!!!!